Operação Hércules combate facções criminosas ligadas ao tráfico interestadual de drogas e armas na região
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Zona Mata, realizou na manhã de sexta-feira, 4 de agosto, a 9ª fase da Operação Hércules voltada ao combate de facções criminosas ligadas ao tráfico interestadual de drogas e armas. A operação envolve os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Estão sendo cumpridos 90 mandados de prisão e 10 de prisão preventiva nas cidades de Juiz de Fora, Rio Pomba e Visconde do Rio Branco, todas em Minas Gerais.
Conforme o Gaeco, os grupos criminosos, que também estão envolvidos em homicídios e ameaças às autoridades, possuem atuação nas cidades de Visconde do Rio Branco, Ubá, Viçosa, Juiz de Fora e Rio de Janeiro.
As investigações, lideradas por diversos órgãos de repressão ao crime organizado e à corrupção, prosseguem.
Relembre o caso – Operação Hércules prende líder do tráfico de drogas de uma organização criminosa
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Regional da Zona da Mata, em conjunto com a Promotoria Criminal de Visconde do Rio Branco/MG e com a Polícia Militar, deflagrou, nessa sexta-feira, 12 de maio, a Operação Hércules, que mirou o combate a organizações criminosas denunciadas pela prática do tráfico de drogas, homicídios qualificados, porte de armas de fogo e outros crimes violentos na região da Zona da Mata mineira.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, um deles, em Visconde do Rio Branco, do líder do grupo denunciado. Conhecido por seu perfil violento, ele é suspeito de orquestrar uma série de assassinatos na região no ano passado. Também foi determinada a apreensão de motos e carros utilizados pelos denunciados como meio para a prática de crimes violentos na região.
Segundo o promotor de justiça Breno Costa da Silva Coelho, coordenador do Gaeco da Zona da Mata, as operações de combate às facções criminosas na região já oportunizaram o cumprimento de 29 mandados de prisão temporária, 51 mandados de busca e apreensão, 25 mandados de prisão preventiva e diversos mandados de indisponibilidade de bens, inclusive de carros, motos e casas utilizadas pelos criminosos.
Fonte: MPMG