Parque Tecnológico de Viçosa completa dois anos com perspectivas de crescimento
Preocupado em acelerar o processo de inovação no estado, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), trabalha ações como o Programa de Apoio aos Parques Tecnológicos, alicerçado nas diretrizes da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP).
Um dos três parques tecnológicos em funcionamento em Minas, o Parque Tecnológico de Viçosa (Tecnoparq) completa, este mês, dois anos de inauguração com seis empresas residentes e com uma forte demanda de novos interessados.
O Tecnoparq está instalado em terreno da Universidade Federal de Viçosa (UFV) numa área de 214 hectares, dos quais 174 são de preservação permanente. O empreendimento é resultado de uma parceria entre o Governo de Minas e a UFV, inaugurado em abril de 2011 pelo governador Antonio Anastasia, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, e a reitora da UFV, Nilda Soares.
Também já estão em funcionamento os parques tecnológicos de Belo Horizonte e o de Itajubá. Outros parques estão previstos no Programa de Apoio aos Parques Tecnológicos da Sectes nos municípios de Lavras, Juiz de Fora e Uberaba. Todos os parques são construídos em parceria com uma universidade para que ela forneça o aparato necessário ao desenvolvimento científico e tecnológico dos produtos e processos.
Fonte: Agência Minas