Polo UFJF em Cataguases abre vagas em três cursos de especialização
O Centro de Educação à Distância (CEAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com inscrições abertas para três cursos de Especialização gratuitos no Polo daquela instituição em Cataguases.
São eles: Engenharia de Produção, que tem como público alvo os diplomados em curso superior; o de Gestão Pública de Turismo e Desenvolvimento Regional voltado para agentes públicos, e em Mídias da Educação para docentes e profissionais da educação com curso superior. Todos oferecem 25 vagas cada.
Acesse a página http://www.cead.ufjf.br/2024/08/01/ufjf-abre-450-vagas-para-tres-especializacoes-a-distancia/ para ler o edital e fazer sua inscrição. O Polo EAD da UFJF em Cataguases funciona no prédio do Cais, no Bairro Santa Clara.
Saiba um pouco mais sobre cada curso:
Gestão Pública de Turismo e Desenvolvimento Regional
De acordo com o coordenador do curso, Edwaldo Sérgio dos Anjos Júnior, o curso tem como objetivo contribuir para a formação de agentes públicos ligados direta ou indiretamente à gestão e ao desenvolvimento regional do turismo, pertencentes aos quadros da administração pública federal, estadual, distrital e municipal, visando a melhoria do serviço público, a preservação da democracia e a efetivação de políticas públicas, no exercício de atividades operacionais, tático-gerenciais e/ou estratégias estratégicas e de cooperação intersetorial.
Mídias na Educação
De acordo com a coordenadora do curso, Janaina Nunes, a especialização é destinada aos portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), capazes de avaliar a contribuição de cada mídia para a aprendizagem autônoma e para interessados em implantar, ampliar e fortalecer projetos de formação docente que tenham como alvo o uso articulado das mídias.A pós-graduação lato sensu visa à formação continuada, prioritariamente para docentes (podendo atender outros profissionais ligados à educação), com graduação em Pedagogia ou em outros cursos de Licenciatura, oportunizando o conhecimento e a aplicabilidade das mídias na educação.
Especialização em Engenharia de Produção
Segundo a coordenadora da Especialização, Roberta Nunes, a especialização possibilita a identificação mais precisa das demandas locais e regionais em termos de melhorias e desenvolvimento dos processos de produção e logística. “O curso tem o intuito de promover a melhoria do desempenho e da produtividade e a expansão dos sistemas produtivos locais e regionais, viabilizar uma maior integração regional e favorecer o desenvolvimento de políticas públicas efetivas para fomentar as atividades produtivas, financiar e criar condições de sustentabilidade dos negócios e que promovam o desenvolvimento econômico local e regional”. Depois de especializado, o profissional pode atuar no setor produtivo, em empresas ou até mesmo na gestão pública.
Fonte: CEAD-UFJF