Prefeito de Viçosa tem WhatsApp clonado
O prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato Cardoso, teve o número do seu celular clonado, na tarde desta quarta-feira, 19. Estelionatários estão enviando mensagens de WhatsApp para diversos contatos do prefeito, solicitando transferências bancárias ou informações.
Neste sentido, a Prefeitura de Viçosa orienta para que, caso alguém receba alguma mensagem, não responda e nem faça transações bancárias.
Procon faz alerta sobre golpe de clonagem do WhatsApp
O Procon alerta o consumidor para um golpe que está fazendo várias vítimas. O golpe de clonagem da conta do Whatsapp.
O golpista pega um número de celular na Internet, geralmente de sites de anúncios, e liga para a vítima relatando um falso problema no cadastro. Para corrigir, ele diz que vai enviar para a pessoa um número de protocolo, e pede que a pessoa passe o código de seis dígitos que vai chegar por SMS. Na verdade, os números são para instalar o aplicativo em outro aparelho.
Após a clonagem, o golpista passa a enviar mensagens para os contatos da pessoa pedindo dinheiro em seu nome. O consumidor não deve enviar o código de seis números. É importante ainda habilitar a “verificação em duas etapas”.
“Nesse momento de pandemia, os golpes pela Internet e redes sociais explodiram. É preciso que o consumidor desconfie sempre, redobre a atenção e nunca forneça senhas ou sequência de números. Caso o consumidor tenha sido vítima do golpe, a pessoa deve entrar em contato com [email protected] e pedir a desativação temporária da conta”, destaca o Presidente do Procon Goiânia, Gustavo Cruvinel.
Cruvinel orienta que as vítimas também devem procurar a polícia. “Esse é um golpe que faz, no mínimo, duas vítimas. Quem for lesado deve sempre registrar boletim de ocorrência”, explica.
Dicas para não ter o Whatsapp clonado
A maior dica para não ser vítima da clonagem de WhatsApp é desconfiar de mensagens pedindo dinheiro, mesmo que seja de um filho, pai, irmão. Basta uma ligação à pessoa que está enviando a mensagem para frustrar o golpe. Se não for possível ligar, peça uma mensagem de áudio, ou pergunte como o contato lhe conhece, por exemplo.
Outra maneira de se prevenir da clonagem é configurar a verificação em duas etapas no WhatsApp. Dessa forma, além do código de seis dígitos que os golpistas pedem, também é preciso inserir uma senha numérica (definida pelo usuário) para instalar o aplicativo.
Para fazer a configuração em duas etapas é preciso acessar o menu de três pontos, no canto superior do aplicativo. Depois toque em Conta e em seguida em “Confirmação em duas etapas”. Logo após, deverá configurar um PIN (senha numérica) e um endereço de e-mail para recuperação da conta caso esqueça da senha.
O Procon orienta que o consumidor nunca forneça dados, senhas, códigos e etc para terceiros. Não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro enviadas pelo Whatsapp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links.
Desconfie de links e informações dos quais não tenha certeza da origem. Não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais. Baixe aplicativos apenas das lojas conhecidas. Em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar e utilize antivírus no computador, tablet e smartphone.
Fonte: PMV / PROCON-GO