Prefeitura de Itaperuna criará em Raposo uma Área de Preservação Permanente
Mais um encontro promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itaperuna aconteceu no distrito de Raposo, na última terça-feira (21). Representantes da associação de moradores e líderes religiosos participaram da reunião com o secretário Alair Ignácio e com o tecnólogo em Gestão Ambiental e Guarda Florestal da Prefeitura, Frank Arcanjo. Dos assuntos abordados, o principal relatou a criação da Área de Preservação Permanente (APA) em Raposo.
O prefeito de Itaperuna, Alfredo Rodrigues – Alfredão, informou que no próximo dia 28, haverá em Raposo uma consulta pública para a criação de duas unidades de conservação ambiental. “Este trabalho está acontecendo através de parcerias com a Secretaria Municipal de Itaperuna e a Superintendência de Biodiversidade da Secretaria de Estado”, esclarece ele.
Para Alair, a característica marcante das APAs é a possibilidade de manutenção da biodiversidade. “É fundamental criarmos esta proteção em nosso município. A área de proteção de Raposo será de mais de seis mil hectares”, diz.
Outras APAs
Os municípios vizinhos na região Noroeste Fluminense, Natividade e Porciúncula, criaram áreas de preservação ambiental (APAs) que, juntas, formam um corredor ecológico para as espécies da flora e da fauna típicas da Mata Atlântica. As duas unidades de conservação, consideradas como uma conquista para o meio ambiente na região, têm sua origem no trabalho de organização comunitária e sensibilização desenvolvido pelo Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura.
Fonte: Prefeitura de Itaperuna / Foto: Marcelo Nunes