Prefeitura de Itaperuna faz chamada pública para comercialização de produtos da agricultura familiar
A Secretaria de Educação de Itaperuna realizou na última terça-feira (22/10), a sessão de Chamada Pública para análise e seleção dos projetos de comercialização dos produtos vindos da Agricultura Familiar, que servirão para a alimentação escolar da rede municipal de ensino. Mais de 306 mil reais serão empregues, perfazendo 30 % do valor total destinado para agricultor familiar.
A Sessão foi dirigida pela secretária de Educação, Maria Aparecida Vargas e auxiliada pelo presidente e pregoeiro da Comissão Permanente de Licitação, Elison Marconis Ribeiro Lanes. Na ocasião, também participaram o secretário municipal de Agricultura, Luiz Alberto Azevedo, as nutricionistas e coordenadoras do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar, consultores do Sebrae-RJ e cooperados da Cedro, além de alguns agricultores da região.
A iniciativa do município é o resultado da articulação entre as Secretarias de Educação e de Agricultura, Emater e o Sebrae para fomentar o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), por meio da utilização de no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A ação aconteceu conforme determinação da Lei Federal 11.947/2009 que estipula a aquisição de gêneros alimentícios de agricultores e empreendedores familiares rurais, colaborando para o desenvolvimento local de forma sustentável, além de promover a alimentação saudável e adequada para os alunos das escolas municipais através da inserção de frutas, verduras, legumes e pescados no cardápio da merenda escolar.
Fonte: Prefeitura de Itaperuna / Foto: Marcelo Nunes