Procon alerta para novo golpe envolvendo uso do Pix
O Pix revolucionou a forma de receber e pagar e conquistou os brasileiros. Mas apesar da facilidade, o número de fraudes praticadas por criminosos com o uso do Pix cresceu no país.
Em Leopoldina, o Procon Municipal tem recebido diversas reclamações de consumidores que foram vítimas de criminosos que estão utilizando o novo sistema para induzir a transferência de dinheiro ilegalmente por meio do PIX.
Alguns dos mais famosos incluem o acesso à conta do WhatsApp do consumidor para enviar mensagens às vítimas. Alegando um erro do serviço bancário ou uma compra não realizada, os golpistas solicitam transferências em dinheiro para solução do problema ou para ganharem o dobro do que transferirem.
Confira sete dicas para não cair em golpes:
1. Atente-se aos QR Codes falsos. Veja se o valor e a conta destino estão corretos antes de realizar a transação.
2. Nunca faça uma transação via PIX enquanto estiver conectado a uma rede Wi-Fi pública.
3. Use apenas site e aplicativo do banco. Criminosos costumam enviar links por e-mail, SMS ou WhatsApp para fazer outras pessoas abrirem sites falsos que capturam seus dados.
4. Evite revelar dados pessoais, como informações de conta e senha, pelo telefone.
5. Desconfie de mensagens que prometem dinheiro fácil nas redes sociais ou no e-mail.ĥ
6. Não faça PIX antes de falar com a pessoa que pediu o dinheiro.
7. Ative a proteção dupla de Serviços como WhatsApp.
Caso tenha alguma dúvida, procure o Procon Municipal, que fica na rua Barão de Cotegipe, 10, Centro, ou através do telefone 32-3449-4008.
Fonte: Jornal O Vigilante Online com Prefeitura de Leopoldina