Remessa de vacinas contra covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 3 anos é distribuida na região
A distribuição da vacina contra covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 3 anos com comorbidades, foi iniciada nesta segunda-feira, 21 de novembro, para os 31 municípios da área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá. Essa é a primeira remessa destinada a este público-alvo, sendo um lote de 1.500 doses do imunizante Pfizer-BioNTech, marcando o início de mais uma importante etapa do enfrentamento da pandemia.
A segurança e eficácia do imunizante foi atestada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que concedeu a autorização para o uso em 16/09/2022, por meio de um parecer favorável aos estudos e resultados apresentados pelo laboratório que indicam, principalmente, a diminuição dos casos graves e óbitos.
A referência técnica de Imunização da GRS Ubá, Wallan Mcdonald, explica que realiza videoconferências com as referências municipais a cada nova nota técnica, reafirmando os procedimentos padrões e as estratégias para ampliar a população imunizada. “É sempre necessário, a cada nova remessa com mudanças de público-alvo, reforçar que a abrangência maior da vacinação é o que nos trouxe estabilidade da pandemia e a redução de casos graves, hospitalizações e óbitos, e o controle da doença”, contou.
Orientações para pais e responsáveis
Para fins de identificação das comorbidades, os pais ou responsáveis pelas crianças poderão utilizar o cadastro de acompanhamento já existente na unidade de referência do Sistema Único de Saúde (SUS). Já os pais ou responsáveis por crianças que não estiverem cadastradas nos serviços de atenção básica de saúde, deverão apresentar um comprovante que demonstre pertencer a um dos segmentos de comorbidades contemplados: laudos, declarações, relatórios ou prescrições médicas com descritivo do CID (Classificação Internacional de Doenças) ou condição de saúde; CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) do usuário, assinado e carimbado em versão original.
“Só avançamos no combate ao coronavírus com a vacinação em massa. Por isso, compareçam à Unidade Básica de Saúde mais próxima e levem seus filhos. As vacinas passam por rigorosos testes que comprovam que são eficazes e seguras, e no Brasil são gratuitas, ofertadas pelo SUS, e salvam vidas. Não esqueça de levar o cartão de vacina da sua criança e aproveite a oportunidade para completar seu esquema vacinal, caso esteja atrasado”, ressalta Wallan.
Entre as comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a covid-19 estão: diabetes; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial; doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta; cardiopatias congênitas; arritmias cardíacas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas; pacientes imunocomprometidos; doença renal crônica; obesidade mórbida; hemoglobinopatias graves; síndrome de Down e cirrose hepática.
Fonte: SES-MG