Saiba o que pode bloquear documento do carro
O prazo final para o licenciamento anual de veículos com placas de terminação 7, 8 e 9, em Minas Gerais, encerra-se no próximo dia 30 de outubro. O processo é realizado exclusivamente de forma digital e exige que o proprietário esteja regular com obrigações como o IPVA, o seguro obrigatório DPVAT, a taxa de licenciamento e eventuais multas.
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) comprova que o veículo está devidamente licenciado para circular, sendo obrigatório para todo automóvel, reboque e semirreboque registrados no estado. A ausência do licenciamento pode resultar em penalidades, incluindo multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo.
Para veículos movidos a gás natural veicular (GNV), há uma exigência adicional: a comprovação anual de inspeção com emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV), conforme previsto na Resolução Contran 292/2008.
O CRLV-e pode ser acessado pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), no portal do Gov.br, no site do Detran-RJ ou pelo portal da Senatran. Desde 2021, o documento deixou de ser impresso em papel-moeda, mas pode ser baixado digitalmente, compartilhado com até cinco usuários, ou impresso em papel A4, tendo a mesma validade do formato digital.
Para mais informações, proprietários de veículos podem acessar o portal oficial de trânsito do estado, no endereço transito.mg.gov.br.
Fonte: Guia Muriaé