Saiba quando o licenciamento anual de veículos passa a ser exigido em MG
Neste sábado, 6 de julho, o governo de Minas Gerais publicou o cronograma para a exigência do licenciamento anual de veículos no Estado.
A portaria, assinada por Lucas Vilas Boas Pacheco, chefe de Trânsito da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito, estabelece as datas a partir das quais os motoristas devem portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente ao exercício de 2024, em formato impresso ou digital, juntamente com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou Permissão para Dirigir (PPD).
De acordo com a nova regulamentação, os agentes de trânsito não precisarão solicitar comprovantes de pagamento das taxas e tributos relacionados ao CRLV, mas apenas o documento em si. Motoristas que forem flagrados sem o CRLV atualizado estarão sujeitos a multas e poderão ter seus veículos rebocados.
Até outubro de 2023, Minas Gerais contava com 11.201.920 veículos registrados. A expectativa do governo para 2024 é arrecadar R$ 10,6 bilhões com o IPVA, um aumento de R$ 500 milhões em relação ao ano anterior. Desse total, 40% será destinado ao caixa único do Estado, outros 40% serão distribuídos entre os municípios de emplacamento dos veículos, e 20% irão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O cronograma oficial de pagamento parcelado do IPVA terminou em março.
Confira o cronograma de exigência do CRLV 2024 em Minas Gerais:
- Placas com final 1, 2 e 3: exigência a partir de 1º de setembro
- Placas com final 4, 5 e 6: exigência a partir de 1º de outubro
- Placas com final 7, 8, 9 e 0: exigência a partir de 1º de novembro
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal O Tempo