São Geraldo apresenta plano de contingência contra tragédias naturais
Antecipando o período de chuvas e de cheias quem afetam o rio Xopotó, a atual administração de São Geraldo realizou recentemente a dragagem de todo trecho que corta o município. Uma mostra do que já foi feito pelo município e avaliado positivamente pela Coordenadoria de Defesa Civil de São Geraldo durante a elaboração do plano de contingência contra tragédias naturais na cidade, realizado na segunda-feira, 02/09, na Prefeitura Municipal.
O documento define as ações a serem tomadas pelos órgãos públicos diante da necessidade de atuação emergencial, em caso de tragédias naturais. Com isso, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e coordenadores municipais das cidades de Guidoval, Astolfo Dutra, Rodeiro, Cataguases, Visconde do Rio Branco, São Geraldo, Ubá, Tocantins, Senador Firmino, Dona Euzébia, entre outras, estiveram no município para a realização do plano de contingência com base nos levantamentos dos cenários de riscos apresentados pela cidade, e das ações que os órgãos municipais devem tomar para redução dos riscos.
De acordo com o prefeito Marcílio Moreira Barros, o plano de contingência busca atender a lei 12.608 sancionada em 2012 que Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e autoriza a criação de sistema de informações e monitoramento de desastres. “Essa ação é pioneira no país, pois tem a finalidade de acelerar o processo de viabilização de recursos para prevenção de enchentes, desmoronamentos, deslizamentos de terra, entre outros danos causados por chuvas e tempestades”, disse.
Fonte: Prefeitura de São Geraldo