Tombos e Fervedouro são opções para quem quer uma folia diferente no Carnaval
Neste Carnaval, os destinos mais comuns em Minas Gerais – como Ouro Preto, Mariana e recentemente Belo Horizonte -, já são conhecidos por foliões de todo o país. Porém, muitos turistas querem aproveitar o feriadão para conhecer lugares diferentes e fugir das tradicionais festas. Para quem busca novidades neste Carnaval, a Secretaria de Estado de Turismo (SETUR-MG) listou cinco destinos inusitados e com paisagens de tirar o fôlego, entre elas duas cidades na região de Muriaé, na zona da mata.
No município de Tombos tem início o roteiro Caminho da Luz. O passeio começa na base da Cachoeira que dá nome à cidade e é a quinta maior em volume d’água no Brasil. Durante todo o percurso do Caminho da Luz, fragmentos de mica e cristais emergem do solo, que adquire um brilho especial. O passeio termina no Pico da Bandeira, o terceiro maior do Brasil e o primeiro mais alto acessível. São 195 quilômetros percorridos pelas montanhas de Minas, passando por fazendas centenárias, matas, cachoeiras, santuários e antigas estações ferroviárias.
Também na região, outra opção de viagem é para a Serra do Brigadeiro (foto), em Fervedouro. É possível fazer rapel no Poço das Bromélias, que é indicado para os iniciantes, e também na Pedra Tartaruga. Agências de turismo no local oferecem o serviço de guias e equipamentos para os passeios. Além disso, durante as trilhas, é possível conferir uma paisagem de águas cristalinas e belas cachoeiras.
Outras opções para quem quer curtir um carnaval diferente
As outras opções indicadas pela SETUR-MG são as cidades de Carrancas, no Sul de Minas Gerais, é uma boa pedida para o Carnaval. São dezenas de atrações naturais, entre cachoeiras, poços, grutas e escorregadores naturais.
O vilarejo de Capivari, entre as cidades do Serro e Diamantina, no Alto Jequitinhonha, oferece uma opção aconchegante para o turista que procura uma viagem diferente: o clima bucólico é realçado por suas únicas duas ruas, cercadas por casas rústicas e tendo como fundo o Pico do Itambé.
Os turistas mais animados podem aproveitar o feriadão de Carnaval para fazer a Travessia da Serra Fina, em São Lourenço, no Sul de Minas. São necessários quatro dias para completar o percurso – são 33 km de montanha, com um sobe e desce intenso.
Fonte: Agência Minas