Uemg lança Vestibular 2023 com mais de 4,6 mil vagas em 127 cursos superiores gratuitos com vagas na região
Universidade possui unidades em 18 municípios; inscrições começam em 7/12 e têm taxa de R$ 5
O vestibular será organizado e executado pela empresa Msconcursos e as inscrições serão abertas no site vestibular.uemg.br a partir de 7/12, com taxa de inscrição no valor de R$ 5.
O processo próprio da instituição será composto de provas de conhecimentos gerais, comuns a todos os cursos, com 48 questões de múltipla escolha, considerando os conteúdos comuns ao ensino médio e redação. As provas serão aplicadas presencialmente nas cidades em que a universidade possui unidade acadêmica, no dia 29/1/2023, em local a ser informado no Comprovante Definitivo de Inscrição. Veja abaixo as vagas nas cidades da região.
Para os candidatos aos cursos de Música, oferecidos em Belo Horizonte, o percurso será um pouco diferente: eles se submetem primeiro às provas de habilidades específicas, realizadas presencialmente na Escola de Música e, sendo considerados aptos nesta etapa, seguem para as provas de conhecimentos gerais.
Para todos os cursos oferecidos no vestibular, no ato da inscrição será possível escolher a categoria na qual se deseja concorrer: pela ampla concorrência (20% das vagas), reserva de vagas (50%) ou pela inclusão regional (5%). Para cada uma delas serão exigidos documentos comprobatórios, listados no edital, a serem digitalizados e oportunamente anexados na área do candidato.
Dúvidas e informações sobre o processo seletivo poderão ser encaminhadas, por e-mail, para [email protected], pelo telefone 0800 299 32 32 e pelo Fale Conosco a ser disponibilizado na área do candidato.
Programa de cotas
O Programa de Seleção Socioeconômica da Uemg, Procan, reserva 50% das vagas do vestibular para candidatos nas seguintes categorias:
I) negros, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
II) quilombolas, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
III) indígenas, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
IV) ciganos, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
V) egressos de escola pública, com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
VI) pessoas com deficiência.
O candidato poderá optar por concorrer à vaga em uma dessas categorias ao realizar sua inscrição no vestibular.
Inclusão regional
Além das categorias descritas acima, como forma de contribuir com o desenvolvimento regional a Uemg reserva ainda 5% das vagas do vestibular para candidatos que, ao mesmo tempo, residam em Minas Gerais e que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas (municipais, estaduais ou federais) sediadas no estado.
Assim como as categorias do Procan, será possível optar por concorrer pela inclusão regional no momento da inscrição.
Vagas na Zona da Mata
UNIDADE ACADÊMICA DE CARANGOLA – 256 VAGAS
Administração – Bacharelado
Ciências Biológicas – Licenciatura
Geografia – Licenciatura
História – Licenciatura
Letras – Português e Inglês – Licenciatura
Matemática – Licenciatura
Pedagogia – Licenciatura
Serviço Social – Bacharelado
Sistemas de Informação – Bacharelado
CURSO FORA DE SEDE EM CATAGUASES – 24 VAGAS
Tecnologia em Cinema e Animação
UNIDADE ACADÊMICA DE LEOPOLDINA – 29 VAGAS
Pedagogia – Licenciatura
UNIDADE ACADÊMICA DE UBÁ – 101 VAGAS
Ciências Biológicas – Licenciatura
Design – Bacharelado
Química – Licenciatura
Pedagogia – Licenciatura
Fonte: SEE-MG