Viçosa decreta situação de emergência por causa das chuvas
O Município de Viçosa, preocupado com a situação da praça Doutor Mário del Giudice, trecho danificado sobre a galeria do córrego da Conceição, decretou Situação de Emergência na área atingida por causa das fortes chuvas que causaram o represamento da água atrás do Posto Canaã invadindo casas e comércio do entorno.
Por causa do interrompimento da passagem de água na galeria, a situação da praça se complicou ainda mais com parte do seu piso, que já havia cedido em outras ocasiões, apresentando afundamentos.
Com o agravamento da situação, o Município de Viçosa publicou o Decreto 5.713/2021 declarando situação de emergência na praça Doutor Mário del Giudice em virtude do desastre classificado como chuvas intensas conforme laudo emitido pela Defesa Civil municipal.
O documento menciona as fortes chuvas ocorridas na madrugada do dia 13 de dezembro ocasionando diversos pontos de rebaixamento do solo na citada praça e seu entorno; inundações de ruas e erosões nas vias e em edificações.
O Município reforça que os danos materiais são visíveis e vultosos e afetam a vida de milhares de pessoas. O artigo 2º do decreto municipal autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuar, sob a coordenação da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Geoplam, nas ações de respostas aos desastres.
Com base nos incisos XI e XXV da Constituição Federal, o artigo 4º do decreto municipal autoriza as autoridades administrativas e o pessoal da Defesa Civil a entrarem em casas e demais imóveis particulares para prestar socorro ou determinar a evacuação, bem como usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público.
Todos os procedimentos estão sendo adotados no local para que a situação seja amenizada. Engenheiros do Geoplam já estão elaborando o projeto técnico para a reconstrução da galeria com a consequente solução definitiva do problema que se arrasta há décadas.
Fonte: PMV