Viçosa sedia audiência pública da Assembleia de Minas sobre multa de ferrovias
Viçosa recebe, na próxima segunda-feira (3), uma audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que debaterá ações referentes à destinação de recursos da multa pelo abandono de linhas ferroviárias em Minas Gerais, hoje estimada em R$ 680 milhões. O evento será realizado pela Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, a pedido do deputado Roberto Andrade, no salão nobre da Prefeitura, às 10 horas.
Representantes do circuito turístico Serras de Minas estimam que o trecho da ferrovia entre Ponte Nova e Ubá tem de receber, proporcionalmente, cerca de R$ 148 milhões para as obras de revitalização. A multa foi estipulada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por pressão do Ministério Público Federal, para penalizar as concessionárias pelas linhas abandonadas.
O prefeito Ângelo Chequer, articulador da Frente de Prefeitos Pró-Ferrovias, convidou prefeitos de cidades vizinhas e municípios cortados pela linha férrea próximos a Viçosa para participar da audiência. Eles devem assinar uma carta com reivindicações referentes à destinação de recursos de multa pelo abandono de linhas ferroviárias para a recuperação dessas linhas.
Fonte: ALMG