Viçosa sedia etapa do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência
ALMG leva à Zona da Mata discussão para subsidiar elaboração de Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A cidade de Viçosa, na Zona da Mata, vai receber mais uma etapa regional do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um desenvolvimento inclusivo e sustentável. O evento da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) será realizado na sexta-feira (30/8/24), a partir das 9h, no Auditório do Departamento de Agronomia da UFV.
As inscrições para participar do evento já estão abertas e podem ser feitas pelo Portal da Assembleia.
O fórum técnico tem o objetivo de contribuir para a elaboração de um Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Durante todo o dia, os participantes do evento em Viçosa terão a oportunidade de discutir propostas para o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais.
A abertura do encontro regional será às 9 horas. Às 10 horas, haverá palestras sobre a importância da construção desse plano estadual e sobre o cenário, as potencialidades e os desafios locais da Zona da Mata.
Os palestrantes são os professores da UFV Adriana Ferreira de Faria, diretora do Parque Tecnológico da universidade; e Raul Narciso Carvalho Guedes, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.
Logo após as palestras, serão formados grupos de trabalho para discutir propostas para o desenvolvimento inclusivo e sustentável do Estado. Ao final do encontro, serão priorizadas as propostas aprovadas na região e eleitos os representantes regionais para a etapa final do fórum técnico, em Belo Horizonte, entre 25 e 27 de novembro.
Ao todo, serão realizados sete encontros regionais, para ampliar a discussão no âmbito do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência. Também será realizada uma consulta pública, para que todos os cidadãos interessados apresentem sugestões para o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A deputada Beatriz Cerqueira (PT), autora do requerimento para a realização do evento, destaca a importância da parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa nas discussões. As preocupações centrais estão voltadas para a redução de desigualdades sociais, de gênero e de raça e para a garantia de recuperação, conservação e proteção ambiental e da sustentabilidade.
Fonte: ALMG