Resumo da novela A Dona – 16/01 a 20/01
Confira o resumo dos próximos capítulos da novela A Dona (de 16 a 20 de janeiro), exibida pelo SBT, e fique por dentro dos principais acontecimentos desta semana.
Segunda-Feira, 16 de Janeiro
Capítulo : Sandra confessa a Felipe que há alguns dias ela terminou com seu namorado e se deprimiu. Ela vê Horácio de longe e quando ele se aproxima, ela dá um beijo na boca de Felipe.
Alonso diz ao detetive Toledo que ele não tem nada a ver com o homicídio de Oscar. O detetive adverte que a viúva Ampudia não descansará até que se esclareça a morte de seu marido e que o responsável pague pelo que fez.
Alonso diz que também deseja saber quem o assassinou. Toledo não acredita.
José Miguel procura Valentina e lhe pergunta o que aconteceu, o porquê ela foge e não quer falar com ele. Valentina responde que não tem nada para dizer.
José Miguel diz que a ama e que pode ser que se engane, mas sabe que ela também sente algo por ele. Ambos se beijam apaixonadamente, enquanto Ivana observa tudo escondida.
Ivana assegura que José Miguel tem que ser dela a qualquer custo. Jesus encontra Valentina na cabana e lhe diz que ele sabe que José Miguel a ama.
Valentina lhe pergunta se ele disse algo, Jesus responde que se nota no modo como ele a olha e que sempre diz coisas boas sobre ela. Ivana diz a Leonor que José Miguel nunca se fixará nela porque está apaixonado por Valentina.
Leonor pergunta por quê ela diz isso. Ivana conta que viu os dois juntos e que José Miguel dizia que estava louco por ela.
Leonor conta a Ivana que sabe de uma fonte muito confiável que Valentina e Rodrigo têm uma relação. Iluminada descobre que Cristina tem um golpe no rosto, pergunta se foi Rodrigo que fez isso, mas Cristina nega.
Ivana diz a José Miguel que está preocupada com Valentina, pois a escutou chorando no seu quarto e de manhã encontrou uma fotografia. Ivana mostra a José Miguel uma foto de Alonso, dizendo de quem se trata.
José Miguel fica intrigado. Ernesto deseja falar com Valentina sobre a proposta de Alonso, mas ela responde que só deseja afundá-lo na cadeia.
Iluminada retorna muito alterada. Benita pergunta o que foi que Rodrigo fez.
Iluminada responde que espera que ele apodreça no inferno. Benita a consola.
Ivana pergunta a Rodrigo se deixará o caminho livre a José Miguel. Ele responde que de forma alguma, se Valentina não é para ele, não será para ninguém.
Ivana o beija bem próximo dos lábios. Horácio confessa a Ivana que quer que ela seja a mãe de seus filhos.
Leonor diz a José Miguel que Ivana foi vê-la, banhada em lágrimas porque José Miguel a fez se sentir muito mal e lhe recrimina que acredite nas intrigas que Felipe inventou. José Miguel responde que acha incrível que ela ainda não tenha se dado conta da habilidade que Ivana tem para mentir.
Terça-Feira, 17 de Janeiro
Capítulo : Uma vaca morre na fazenda Montesinos. Jesus, Sabino, José Miguel e João procuram uma explicação.
José Miguel não sabe o que pode ter acontecido. Sabino sentencia que a vaca morreu envenenada, pode ser que tenha comido uma planta venenosa ou que alguém lhe deu algo com a intenção de matá-la.
João diz que também pode ser a picada de uma víbora com a de “Os caracóis”. José Miguel não permitirá que culpem Valentina por tudo de ruim que acontece.
Sabino adverte a Valentina que deixe José Miguel em paz. Ivana diz a Isabel que Horácio foi vê-la e procurá-la porque se interessa por Valentina, mas que descobriu que ele apostou com José Miguel que ia conquistar Valentina.
Rodrigo violenta Iluminada. Benita a encontra chorando em seu quarto e pergunta o que ela tem, mas Iluminada não para de chorar.
Sabino diz a Leonor que ele sabe muito bem porque ela levou José Miguel da fazenda há muitos anos e que foi para que ninguém ficasse sabendo de seu passado. Rodrigo diz a Filadelfo que conte a Valentina o que escutou na cantina do povoado.
Filadelfo comenta que andam falando que Horácio e José Miguel fizeram uma aposta para ver qual dos dois ficariam com ela. Moisés fala para José Miguel que seu pedido de crédito foi recusado, pois Leonor hipotecou metade da fazenda Montesinos.
Ivana entrega umas flores para Valentina dizendo que foi Horácio quem as mandou pela aposta. Valentina vai a mercearia de Horácio e começa a jogar e quebrar coisas, furiosa.
Quarta-Feira, 18 de Janeiro
Capítulo : Horácio conta a José Miguel que Valentina destruiu sua loja. José Miguel pergunta o que ele fez a ela, mas Horácio argumenta que as reclamações foram também por José Miguel.
Sandra vai até José Miguel e revela que Horácio e Ivana o enganaram, pois os dois mantém uma relação. José Miguel explica a Sandra que seu namoro com Ivana foi uma brincadeira de Horácio.
Sandra fala que Horácio fez isso para que ela não suspeitasse de sua relação com Ivana. José Miguel pede para que se tranquilize, mas Sandra alega que chegou procurando sua ajuda e o resultado é que ele é seu cúmplice, todos a enganaram.
José Miguel tenta pedir desculpa, mas Sandra o chama de hipócrita. Frederico fala para Leonor que devem deixar os erros e encarar a verdade, dizendo que sabe muito bem que José Miguel não leva seu sangue, que não é seu filho.
Ivana confessa a Felipe que ela gosta de José Miguel e se interessa por ele. Felipe diz que para José Miguel ela não interessa, já que ele prefere outra classe de mulher, como Valentina.
Ivana se enfurece. Felipe diz para ela que procure outra vítima.
Ivana está a ponto de dar-lhe um tapa, quando chega Filadelfo e ela se contém para que não a vejam. Valentina diz a Cristina que ela entende seu ressentimento por Rodrigo, mas não tem queixa de seu trabalho, que é muito eficiente.
Cristina fala que Rodrigo vem roubando-a desde há muitos anos. Frederico confessa a Isabel que sempre a amou e esse sentimento irá com ele até a morte.
Valentina revisa as coisas de Ivana e encontra uma foto de Alonso. Quando Ivana entra no quarto, Valentina pergunta o que está a foto está fazendo ali e por que a guardou.
Valentina lhe adverte que se chegar a comprovar que Alonso e ela estavam juntos, não terá piedade de Ivana.
Quinta-Feira, 19 de Janeiro
Capítulo : Isabel confessa em voz alta seu amor por Frederico. Rodrigo diz para José Miguel que recomenda vender todas suas terras, pois vá que tenha um acidente pior e termine perdendo tudo.
José Miguel dá risada e argumenta que uma vaca morta não é motivo para que ele se acovarde. Horácio confessa a José Miguel que não sabe como se apaixonou tão profundamente por Ivana, mas agora ela não quer saber dele.
Horácio comenta que ela lhe disse que precisava de tempo para esclarecer seus sentimentos e suspeita que está apaixonada por outro. Valentina pergunta o que José Miguel tem que a ver com a escola que ela pensa construir.
Ivana revela que José Miguel é o arquiteto. Leonor discute com José Miguel, diz que sempre está do lado de seu pai, ele é o bom e o inocente, mas fica calada ao surpreender-se a ponto de revelar a José Miguel que Frederico não é seu pai.
Valentina enfrenta Rodrigo, e o repreende depois que ficou sabendo que ele a estava roubando. Rodrigo a pega pelos braços, insistindo que ela não pode fazer isso.
Valentina grita que se ele não está de acordo, peça demissão. Na fábrica, Valentina busca Ernesto, lhe diz que está muito decepcionada com ele, depois que ficou sabendo que José Miguel é o arquiteto da escola.
Ernesto diz que já não vai decepcioná-la mais e pede demissão.
Sexta-Feira, 20 de Janeiro
Capítulo : Rodrigo diz a Cristina que não está disposto a ter problemas com sua patroa por culpa dela. Cristina chora e sai de casa, mas Rodrigo a pega pelo cabelo e traz para dentro, ameaçador e com a intenção de fazer algo.
Horácio revela a José Miguel que anda correndo um rumor de que ele e Horácio fizeram uma aposta para ver quem conquistava Valentina primeiro. Ivana finge para José Miguel que entende o porquê dele amar Valentina e não ela.
Benita observa tudo pela janela. Valentina confessa a Benita que não sabe a quem odeia mais, se Alonso ou José Miguel.
José Miguel escuta quando Frederico diz a Leonor que devem lhe revelar a verdade. José Miguel interfere e diz que ele está de acordo com seu pai e quer quer saber o que está acontecendo.
Horácio procura Valentina e diz que quer esclarecer um mal-entendido sobre o boato que está correndo. Ernesto conta a Valentina que a intenção de José Miguel em ser o arquiteto da escola era colaborar com uma causa nobre.
Depois, menciona que irá embora, mas chegando no México ele encontrará um advogado para assumir o processo de Alonso. Valentina se desculpa com ele e pede que ele não vá, pois precisa muito dele.
Valentina pergunta a Rodrigo se não pensa em renunciar. Ele diz que onde ele poderia encontrar uma patroa como ela, e ela onde encontraria um capataz como ele, foram feitos um para o outro.