Resumo Os Dez Mandamentos – 04/07 – Último capítulo

Guia Muriaé no WhatsApp

Confira o resumo da nova temporada da novela Os Dez Mandamentos, exibida pela Record, e fique por dentro do que vai rolar no último capítulo, que vai ao ar nesta segunda-feira (04/07).

Todos os hebreus menores de 21 anos sobrevivem no deserto, além de Josué, Calebe, Eleazar e sua esposa Inês. Depois de 40 anos, Moisés está com 120 anos e leva o povo hebreu até o Mar Morto, entrada leste de Canaã. Moisés passa a liderança para Josué. Com fé e muita devoção a Deus, Moisés cumpriu todas as tarefas que lhe foram confiadas e conseguiu libertar os hebreus e formar uma grande nação. A despedida do personagem será emocionante. O povo de Israel seguirá o seu legado para conquistar a tão sonhada Terra Prometida. Josué e os sacerdotes fazem o Rio Jordão se dividir ao meio para o povo atravessar, como ocorreu no Mar Vermelho.

PUBLICIDADE

Os filhos de Corá e Bina entram na terra prometida e se tornam músicos do Tabernáculo de Deus. Fineias, filho de Eleazar e Inês, assume o posto de Sumo Sacerdote no lugar do pai, logo após a sua morte.

Morte de Moisés marca o último capítulo de Os Dez Mandamentos; relembre a trajetória

PUBLICIDADE

Moisés jamais poderia imaginar que sua vida mudaria tanto e de maneira tão radical. O menino hebreu, que foi criado como um príncipe em meio ao luxo e riqueza, acaba se tornando o libertador dos hebreus e dá início a uma emocionante história. A trajetória do escolhido de Deus termina nesta segunda (4), no último capítulo de Os Dez Mandamentos – Nova Temporada.

Joquebede e Anrão são jovens hebreus, completamente apaixonados. Eles se tornam pais de Moisés. Na época, o Egito enfrentavam grandes problemas. O faraó Seti I, que era o líder supremo da época, ouviu “lendas” sobre a chegada de um libertador dos hebreus. Com medo, ele toma uma atitude drástica e ordena que todos os bebês hebreus com até dois anos sejam mortos afogados no rio Nilo.

PUBLICIDADE

Com a ameaça representada pelos oficiais egípcios, Joquebede toma a decisão mais difícil de sua vida. Ela coloca o filho em um cesto e o deixa no rio Nilo, pedindo para Deus olhar por ele.

Na manhã seguinte, o bebê é encontrado pela princesa Henutmire, que lhe dá o nome de Moisés. Com personalidade forte, ela enfrenta a família, inclusive seu pai, o faraó que ordenou a morte das crianças, e consegue pôr fim ao decreto e criar o menino como um príncipe.

PUBLICIDADE

Miriã se aproxima da princesa e finge não conhecer Moisés. Ela oferece à princesa uma ama de leite hebreia e Henutmire aceita.

Depois de encontrar o bebê no rio e levá-lo para casa, Henutmire contratou Joquebede, a verdadeira mãe de Moisés, para ser ama de leite do menino.

PUBLICIDADE

Entristecida e impulsionada pelo desejo de ser mãe, a princesa decide criar Moisés.

Alguns anos se passam e Moisés é criado ao lado do filho do faraó, Ramsés, como um verdadeiro príncipe, com todo o luxo e conforto.

Durante uma brincadeira de criança com Ramsés, Moisés encontra Arão e o chama de hebreu nojento, sem saber que se tratava de seu irmão. O menino fica irritado e acaba revelando que o príncipe também deveria ser escravo, já que não tem sangue egípcio. Ao chegar em casa, ele questiona Henutmire, que confessa suas origens hebreias.

Henutmire, no entanto, não revelou toda a verdade para o filho adotivo. Com medo de perdê-lo, ela mentiu dizendo que ele foi abandonado pela família. Moisés, então, resolveu seguir sua vida normalmente, tentando deixar pra trás suas origens. Ele se torna um homem corajoso e totalmente adaptado aos costumes egípcios. Ele e Ramsés se tornam amigos inseparáveis.

O príncipe se apaixona por Nefertari, sua amiga de infância, mas, quando decide se declarar, descobre que Ramsés, seu melhor amigo, também ama a jovem. Para não criar conflito, Moisés deixa o caminho livre para o futuro faraó.

Sem conseguir conter o sentimento que sentem um pelo outro, Moisés e Nefertari não resistem e se entregam à paixão. Após muitos conflitos, Ramsés consente o namoro dos dois amigos e o casal vive momentos intensos. O relacionamento termina quando Moisés descobre sua verdadeira família e decide lutar pelos hebreus.

Interessada em acabar com o noivado de Moisés com Nefertari, Yunet revela que Moisés não foi abandonado pela família. O príncipe fica chocado ao descobrir os detalhes de seu passado e decide ir atrás de seus parentes.

Assim que começa a se relacionar com seus familiares hebreus, Moisés se dá conta de que não é justo viver em todo o conforto do palácio enquanto seus pais e seu povo passam necessidades. O príncipe, então, passa a defender os interesses dos hebreus e condenar as agressões gratuitas. Ao presenciar Arão sendo espancado, ele perde o controle e crava a espada na barriga do egípcio, matando-o na hora.

O crime foi descoberto e o faraó, que nunca conseguiu disfarçar seu desprezo por Moisés, aproveitou a oportunidade para se livrar dele de uma vez por todas e proferiu a sentença condenando-o à morte por enforcamento. Para tentar se salvar, Moisés foi convencido a fugir do Egito.

Após vagar, Moisés chega a Midiã e conhece Zípora e sua família. Em pouco tempo, Zípora e Moisés acabam se apaixonando. Os dois se casam em uma linda cerimônia.

Anos se passam, e, juntos, eles se tornam pais de Eliezer e Gerson, dois lindos meninos. Por muito tempo, Moisés vive uma vida feliz e tranquila ao lado da família, até que Deus toca em seu coração e lhe passa uma grande responsabilidade: ser o libertador dos hebreus.

Moisés aceita o chamado de Deus e volta para a casa de sua mãe, no Egito, com a promessa de libertar o seu povo. Com a ajuda de Arão, e o poder de Deus, Moisés executa feitos inimagináveis.

Com fé em Deus, executa um dos maiores feitos da história da humanidade: a abertura do Mar Vermelho.

Finalmente livre, Moisés conduziu seu povo pelo deserto rumo à Terra Prometida.

Mas, mesmo com todas os sinais divinos, Moisés precisou lidar com a rebeldia de seu povo, que, incentivado por Corá, passou a duvidar se ele era mesmo o escolhido.

Mesmo com as diversas dificuldades que surgiram na travessia no deserto, Moisés sempre se mostrava confiante e temente a Deus.

Em certo momento, após quase 40 anos caminhando, Moisés perdeu a paciência com as reclamações dos hebreus e acabou punido por Deus. Como castigo, ele e seu irmão, Arão, foram impedidos de entrar na Terra Prometida. O desfecho da trajetória de Moisés vai ao ar nesta segunda (4), no último capítulo de Os Dez Mandamentos – Nova Temporada.

WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/Lcnq5cgWdqz9PXwAd0VEpP
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!