Reunião da Câmara de Muriaé conta com a participação da EMATER-MG
Nessa terça-feira (17), a reunião ordinária da Câmara Municipal de Muriaé contou com representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG) para apresentação do Relatório Anual de Atividades. Os vereadores ainda votaram dois projetos, ambos do Poder Executivo.
A EMATER-MG, representada pelo técnico Robério de Oliveira Torres, apresentou seu Relatório Anual de Atividades (2017) com dados sobre a atuação do escritório local em Muriaé. Com mais de 2.800 assistências técnicas no ano passado em seus diversos programas desenvolvidos, a empresa do governo de Minas capitaneou mais de R$ 30 milhões para o município, sendo que cerca de 95% destes recursos foram oriundos da liberação de créditos rurais aos agricultores de Muriaé.
Em 2017, a EMATER-MG assistiu 20 grupos e organizações locais e organizou seis eventos, entre dias de campo, simpósios, encontros e concurso de qualidade. Além disso, em parceira com o município, a EMATER-MG conseguiu, com a implementação do Projeto Renascer, proteger 22 minas de água até o final de 2017 o que trouxe benefícios aos produtores rurais e ao meio ambiente local.
Já entre os projetos discutidos e aprovados, um deles acrescenta às metas fiscais do Plano Plurianual (PPA) o Piso da Atenção Básica (PAB) por meio de aquisição de insumos para a Secretaria de Saúde. Para atendimento desta ação, foi aprovado também o projeto que autoriza a abertura de crédito adicional especial ao Fundo Municipal de Saúde no valor aproximado de R$ 600 mil, de forma a atender as exigências da Lei Orçamentária Anual (LOA), que não previa a realização desta despesa.
A reunião ainda contou com o uso da tribuna por vários vereadores e da entrega da moção de aplausos e congratulações da vereadora Helena Carvalho (PMDB) a Paulo Sérgio Orondino, por ter sido eleito presidente do Conselho Municipal de Trânsito de Muriaé.
Fonte: CMM