Agentes comunitários de Muriaé recebem capacitação sobre DST’s
Os agentes comunitários de saúde de Muriaé receberam uma capacitação sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), na última quarta-feira (28), no Teatro Zaccaria Marques. A palestra foi realizada para auxiliar os agentes na identificação das características de cada uma das doenças, seja ela gerada por bactérias ou vírus, preparando assim o profissional para um atendimento de qualidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
As DST’s são doenças adquiridas normalmente através de contato sexual sem proteção. Durante a palestra do fisioterapeuta Lucas Nícolas, de São Paulo, foram ressaltados alguns assuntos como a sífilis, gonorréia e a importância da vacinação do HPV. Segundo o palestrante, não são apenas adolescentes com idades entre 12 e 14 anos que precisam ser vacinados. Para ele, a imunização é bem-vinda em qualquer idade. O HPV é um vírus que também é transmitido através de relações sexuais desprotegidas. Ele, geralmente, está associado a diversos tipos de câncer, como de colo de útero, ânus, pênis, vulva e uretra.
“Nós valorizamos a saúde pessoal quando nos prevenimos de pegar uma doença facilmente transmissível. É bom valorizar a saúde enquanto temos o controle dela em nossas mãos”, advertiu o palestrante, incentivando os agentes a lembrar aos pacientes das UBS’s que é preciso estar imunizado. As vacinas são distribuídas pelo Ministério da Saúde, gratuitamente, em todo o Brasil, apenas para a faixa etária de 12 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. “Aprendemos um pouco mais sobre cada doença para sabermos dar o apoio e a orientação adequada para os pacientes que cheguem nas UBS’s. Neste sentido de enfermidades, o conhecimento tem de ser atualizado no dia a dia, para que possamos disseminar informações e melhor acolher o usuário do SUS”, disse a agente comunitária, Girlene Santana.
Fonte: PMM