Aplicativos ajudam a comprar remédio mais barato

Sete em cada dez brasileiros com mais de 50 anos temem não conseguir custear os medicamentos de que precisam, revela pesquisa

Guia Muriaé no WhatsApp

Um estudo recente do Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (Ifepec), realizado em parceria com o Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) da Unicamp, apontou que 91% dos brasileiros com mais de 50 anos consideram o preço o principal fator na escolha de farmácias.

A pesquisa, que entrevistou 2.200 consumidores e 300 cuidadores de idosos, destacou a preocupação com os custos dos medicamentos, já que 67,7% desse público teme não conseguir pagar pelas despesas relacionadas à saúde.




Entre as pessoas dessa faixa etária, 73,3% convivem com pelo menos uma doença crônica, como hipertensão (54,1%), diabetes (24,2%) ou colesterol alto (19,3%). Além disso, 36,9% têm a aposentadoria como principal fonte de renda, enquanto 21,1% estão envolvidos em atividades informais remuneradas e 19,3% atuam no setor privado.

Envelhecimento e desafios financeiros

Rodnei Domingues, diretor de pesquisa do Instituto Axxus da Unicamp, ressalta que a renda tende a diminuir com o avanço da idade, o que agrava a preocupação com os preços:




— A partir dos 50 anos, muitos passam a depender exclusivamente de aposentadorias ou atividades informais, especialmente os que ultrapassam os 80 anos. Isso torna a busca por preços mais baixos uma prioridade constante, já que o orçamento fica mais restrito com o tempo.

Mesmo com essa busca por economia, a fidelidade a farmácias é significativa entre os entrevistados: 61,4% realizam compras quase sempre no mesmo local, e 30% afirmam que nunca mudam de farmácia. Valdomiro Rodrigues, presidente do Ifepec, explica que essa lealdade se baseia em uma percepção de confiança nos preços:




— Os consumidores acreditam que os preços em determinadas farmácias são justos, e só consideram mudar de estabelecimento em caso de aumentos abusivos.

Além do preço, outros fatores que influenciam a escolha da farmácia incluem a localização (60,1%), disponibilidade de estoque (54,4%), estacionamento (52,9%), participação no programa Farmácia Popular (43,6%) e qualidade do atendimento (39,2%).




Uso crescente de plataformas digitais

Apesar da preferência por visitas presenciais às farmácias, que ainda é a escolha de 86,6% dos entrevistados, a pesquisa mostra que os consumidores com mais de 50 anos têm migrado gradualmente para o ambiente digital. Cerca de 17,5% afirmaram usar o WhatsApp para fazer pedidos, e 8,7% utilizam aplicativos de farmácias. Aplicativos como Consulta Remédios, CliqueFarma e Buscapé permitem comparar preços e oferecem cupons de desconto, facilitando a busca por economia.

Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira, reforça a importância de comparar preços:




— A comparação é essencial, principalmente porque os preços dos medicamentos variam conforme a estratégia comercial de cada farmácia. Programas de fidelidade e a compra de genéricos também são alternativas eficazes para economizar.

Aplicativos que ajudam a economizar nas compras de remédios

  • Consulta Remédios – O aplicativo, disponível para iOS e Android, compara preços de medicamentos em várias farmácias do Rio de Janeiro e, a depender do valor cobrado e da oferta, fornece cupons de desconto.
  • CliqueFarma – Permite consultas em redes de todo o Brasil, a partir do aplicativo, que funciona em aparelhos Android e iOS, incluindo o Estado do Rio. É possível encontrar diferença de até 70% entre diversas farmácias.
  • Buscapé – O programa, que pode ser baixado para iOS ou Android, facilita a busca pelos melhores preços de medicamentos em diferentes lojas e concede cupons de desconto na primeira compra emalgumas redes de farmácias.
  • QualFarma – Compara preços de medicamentos em várias farmácias on-line por meio do aplicativo, além de indicar qual está mais próxima e qual tem a entrega mais rápida no seu endereço.
  • Farma Fácil – O programa de celular oferece descontos e ofertas em medicamentos por meio do aplicativo, disponível para dispositivos com sistema Android ou iOS.

Dicas para economizar

Além dos aplicativos que auxiliam na comparação de preços, participar de programas de fidelidade, optar por medicamentos genéricos e comprar em maior quantidade são estratégias que podem gerar economia significativa.




Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal Extra




WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!