Confirmado o segundo caso de Febre Chikungunya em Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, nesta segunda-feira (20), o segundo caso de febre Chikungunya no estado. Trata-se de um caso importado, que ocorreu no município de Coronel Fabriciano.
Uma mulher, de 34 anos, começou a sentir os sintomas no dia 8 de outubro. A paciente foi acompanhada por médica infectologista e liberada para continuidade do tratamento em domicílio. O local provável de infecção, de acordo com SES-MG, foi na Venezuela.
Atividades realizadas: bloqueio de casos realizados pelo município na data de notificação; investigação epidemiológica e busca ativa de casos sendo realizadas pela SES/MG, representada pela Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, juntamente com o município.
A SES-MG informa, ainda, que está preparada para atuar de forma complementar com o município com ações de controle de vetores e de mobilização social preconizadas pelo Ministério da Saúde imediatamente caso seja apontada necessidade a partir da investigação que está sendo feita nesta data.
O vírus é transmitido pela picada da fêmea de mosquitos infectados. São eles o Aedes aegypti. O primeiro caso confirmado no estado havia sido no município de Matozinhos.
Fonte: SES-MG