Conheça 5 alimentos que são até mais saudáveis quando congelados
Congelamento prolonga validade de alimento, evitando o desperdício
Com o ritmo acelerado do cotidiano, manter uma alimentação saudável é um verdadeiro desafio, principalmente quando não há tempo para visitar feiras ou mercados regularmente em busca de alimentos frescos, como frutas e legumes.
Comprar grandes quantidades de uma só vez pode levar ao desperdício, resultando não apenas na perda de alimentos, mas também de dinheiro. Felizmente, existe uma solução simples: apostar em legumes e frutas congeladas.
Embora possa parecer estranho, alguns vegetais podem ser congelados sem perder suas propriedades. Dessa forma, é possível encher o congelador com esses pacotes e desfrutar de refeições saudáveis sem precisar sair de casa com frequência para fazer compras.
Se você preferir comprar os vegetais frescos e congelá-los, pode utilizar a técnica do branqueamento.
O branqueamento consiste em submeter o alimento a um choque térmico: ele é cozido rapidamente em água fervente e, em seguida, resfriado em água gelada. Após esse processo, ele pode ser congelado sem perder seus nutrientes.
Em entrevista ao jornal britânico The Sun, a nutricionista Rhiannon Lambert, autora do livro “The Science Of Nutrition” (“A Ciência da Nutrição”, em tradução livre), listou cinco alimentos que podem ser adquiridos congelados sem problemas.
Ervilha
As ervilhas também contêm fibras, antioxidantes e vitaminas, e esses nutrientes permanecem intactos mesmo quando congeladas. Essa leguminosa pode ser utilizada para incrementar o arroz em um almoço ou ser adicionada a saladas.
Brócolis
O brócolis congelado também é uma excelente alternativa aos produtos frescos, pois o vegetal não perde seus nutrientes quando congelado. É uma ótima opção de vegetal verde escuro, que contribui para a saúde intestinal, do cérebro e do sistema imunológico. Cozinhar o brócolis fresco ou congelado proporciona a mesma quantidade de nutrientes.
Alho
O alho picado ou triturado pode ser comprado congelado e usado conforme necessário. Além de prolongar sua vida útil, essa forma de armazenamento facilita seu uso, pois não é necessário descascá-lo ao utilizá-lo. Mesmo congelado, o tempero ainda oferece benefícios, já que seu principal componente ativo, a alicina, permanece no alimento. Sua principal função é fortalecer o sistema imunológico na luta contra vírus.
Frutas vermelhas
Você também pode aproveitar ao máximo as frutas vermelhas congeladas em sua dieta, pois elas mantêm muitos de seus antioxidantes mesmo após o congelamento. É importante lembrar que, após congeladas, as frutas mudam de textura. No entanto, elas podem ser facilmente utilizadas em sucos ou geleias.
Peixe
O peixe congelado pode ser uma opção mais acessível financeiramente. O congelamento não diminui o valor nutricional do peixe, preservando os ácidos graxos ômega-3 (gorduras saudáveis) e as vitaminas D e B2 que ele contém.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Extra