Duas novas doenças passam a ser detectadas através do Teste do pezinho
O conhecido teste do pezinho poderá triar mais duas doenças em bebês nascidos nos 853 municípios mineiros. Minas Gerais se tornou o primeiro estado a ser habilitado pelo Ministério da Saúde para a quarta fase do Programa Nacional de Triagem Neonatal.
A partir de agora, o teste do pezinho poderá tirar mais duas doenças de bebês nascidos em todo o estado. O exame que já é de grande importância para assegurar a saúde da criança desde o nascimento a fase adulta detecta doenças metabólicas, genéticas e infecciosa. As doenças que podem ser detectadas a partir de agora pelo teste do pezinho são: deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita (HAC), que são hereditárias.
Em Muriaé, o teste é oferecido gratuitamente para todas as crianças recém-nascidas na APAE, que fica localizada na Rua Nicolau Taranto, no bairro Cerâmica.
Estima-se, para a deficiência de biotinidase, uma incidência de um caso para cada grupo de 20 mil nascimentos. Já para a HAC, essa relação é de um caso para cada grupo de 15 mil recém-nascidos.
Fonte: Bruce De Battisti