Febre chikungunya tem sintomas parecidos com a dengue; conheça a doença

Guia Muriaé no WhatsApp

Vários casos de febre chikungunya já foram registrados no Brasil. A doença chegou ao país principalmente por militares e missionários brasileiros que voltaram de missão no Haiti.

A febre chikungunya tem sintomas similares à dengue, como febre, dores nas articulações, mal-estar. Segundo a especialista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Jois Ortega, as dores nas articulações costumam ser mais intensas na febre chikugunya, mas normalmente a doença é mais branda do que a dengue. Desde o começo do ano foram confirmados 20 casos de chikungunya, todos com origem fora do país.




Não há vacina ou remédio para a doença. O tratamento consiste em hidratação e medicamentos para aliviar sintomas. São raras as complicações graves da febre chikungunya, mas ela pode chegar a matar, principalmente se ocorrer em idosos.

O mosquito aedes aepypti, que transmite a dengue, também pode transmitir o vírus CHIKV, da febre chikungunya.




Assim sendo, a melhor forma de prevenção é evitar água parada, onde o mosquito se reproduz, além de não utilizar pratos sob vasos de plantas e vedar totalmente caixas d’água.

O Ministério da Saúde vem acompanhando a situação do vírus desde 2010, quando três casos importados da doença foram registrados, e vem orientando as secretarias de Saúde sobre o diagnóstico.




Fonte: Guia Muriaé, com informações e foto da Agência Brasil




WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://wa.me/5532991255754
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!