IPSEMG adota ações para diminuir faltas às consultas agendadas

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Em 2013, foram agendadas 292.466 consultas para o Centro de Especialidades Médicas (CEM) do IPSEMG, em 32 especialidades. Desse total, 56.555 (19,46%) pacientes faltaram sem avisar, prática conhecida como absenteísmo. Há épocas do ano, como nos meses de férias, o número de faltosos aumenta. No mês de julho, das 21.160 pessoas com consultas marcadas 6.095 (28,8%) não compareceram ou cancelaram o agendamento impedindo que outro paciente aproveitasse a vaga.




Para diminuir o absenteísmo, o IPSEMG tem adotado as seguintes ações: após marcar a consulta, o beneficiário é instruído que em caso de desistência, é preciso avisar com pelo menos três horas de antecedência; o Call Center telefona para o paciente no dia anterior à consulta solicitando confirmação da presença; o IPSEMG tem afixado banners nas unidades da capital e interior, com mensagens ao usuário lembrando-o da importância de cancelar a consulta e alertando-o para o impacto negativo que a prática tem sobre a assistência.

As informações são frequentemente publicadas no site da instituição e nas redes sociais. A recomendação também vale para os usuários dos serviços ofertados em toda rede credenciada. A gerente do Centro de Especialidades Médicas, Valéria Mendes Moreira de Sá, diz que o envio de mensagem por celular (SMS) para lembrar a pessoa da data e horário da consulta é outra ação que deverá reforçar a luta contra o absenteísmo. Para ela, embora algumas dessas vagas sejam reaproveitadas, o ideal é que a pessoa comunique a ausência. “Há uma enorme demanda reprimida, principalmente para especialidades em que é difícil contratar médicos,” ressalta.




Call Center

O índice de absenteísmo de 2013 é menor em comparação ao de 2009 (34,78%), ano anterior à implantação do sistema de agendamento de consultas para médicos da rede própria do IPSEMG, via Call Center. A partir de 2010, os usuários passaram a contar com o serviço de agendamento e cancelamento pelo telefone da Central LigMinas 155. Anterior a isso, somente o cancelamento podia ser por telefone, através do número informado no comprovante de marcação da consulta.




Para marcar ou cancelar consulta, o beneficiário do IPSEMG pode telefonar para 155 de segunda a sábado de 7h às 19h (Belo Horizonte e RMBH) e de segunda a sexta-feira de 13h às 19h (interior). A ligação é gratuita e pode ser originada de qualquer telefone. Quem está nas cidades do interior não precisa utilizar o código de área (DDD).

Todos os dias, os atendentes do IPSEMG recebem cerca de 3.270 ligações referentes ao agendamento de consultas para os serviços próprios do CEM e das unidades do instituto no interior. Para os serviços credenciados, os beneficiários devem ligar diretamente nos consultórios e clínicas, cujos telefones estão disponíveis no catálogo de credenciados do IPSEMG, disponível em www.ipsemg.mg.gov.br/saúde/redepropriacredenciada.




Fonte: Agência Minas




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