Mudança no humor? Os 5 sinais menos conhecidos que podem indicar o início de demência
Além da perda de memória, a doença também pode afetar a maneira como uma pessoa fala, pensa, sente, vê e se comporta
A demência é uma condição que afeta quase 2 milhões de brasileiros atualmente, e estima-se que esse número triplique até 2050. Embora alguns sinais sejam conhecidos, há outros menos óbvios que podem indicar o início da demência.
Entre eles, estão a dificuldade em aprender coisas novas, a falta de concentração em uma única tarefa, a confusão de reflexos ou estampas com objetos, a dificuldade em participar de conversas e o sentimento constante de ansiedade, tristeza ou medo.
Embora algumas perdas de memória e confusão de palavras sejam comuns a todos, é importante prestar atenção à frequência e gravidade desses episódios em pessoas mais velhas. Se eles começarem a se perder em sua própria casa ou em lugares familiares, pode ser um indicativo de demência. A dificuldade em realizar tarefas cotidianas, como cozinhar e trocar de roupa, também pode ser um sinal da doença.
Mudanças significativas na personalidade, humor e comportamento também são indicativos de demência, especialmente se a pessoa antes tímida se torna mais extrovertida ou se irrita facilmente. Além disso, a doença pode afetar a visão, fazendo com que objetos sejam confundidos com outras coisas e tornando o caminhar em superfícies reflexivas e brilhantes um desafio.
É importante que os familiares observem esses sinais e procurem ajuda médica caso suspeitem de demência, pois a doença pode prejudicar a capacidade de tomar decisões delicadas e colocar a pessoa e os outros em risco.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal Extra