Muriaé tem seis casos positivos de dengue e outros 63 notificados
Além dos cuidados com o coronavírus, a população de Muriaé também deve estar atenta para o combate a outro tipo de doença: a dengue.
Atualmente, a cidade possui seis casos reagentes, ou seja, positivos, e outros 63 casos foram notificados. Ainda há exames para serem liberados.
Os dados foram divulgados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
Devido ao isolamento social em razão do enfrentamento à Covid-19, as visitas dos agentes de endemias às residências estão acontecendo de forma restritiva, conforme preconiza o Ministério da Saúde, atendendo somente a parte externa dos imóveis – como garagem, quintais e terraços com acesso externo. Eles estão fazendo uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas.
Até o dia 13 de março, foram encontrados focos do mosquito em 86 imóveis na cidade. Mesmo com a quarentena, o combate à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor também da zika e chikungunya, continua e pode ser feita de forma individual dentro das casas.
A orientação da Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é não deixar água parada em vasos sanitários e de flores, pneus velhos, latas e outros recipientes que possam servir de criadouros para o mosquito; despejar cloro em ralos de banheiro, ter atenção especial para a disposição correta do lixo, entre outras medidas.
Fonte: PMM