O alimento reconhecido por Harvard que retarda o envelhecimento
Efeitos em apenas 6 semanas: substância contém múltiplas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes
Em busca da fonte da juventude, muitos adotam práticas e hábitos saudáveis, e um alimento em particular ganhou destaque nesse caminho: a cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra.
Reconhecida como “a espécie milagrosa”, a cúrcuma não é apenas uma queridinha das celebridades, como Victoria Beckham, que a incorpora em sua rotina para manter uma pele jovem, mas também tem o respaldo da Universidade de Harvard como um alimento prodigioso para combater o envelhecimento.
De sabor picante e versátil, a cúrcuma pode ser consumida fresca, inteira ou em pó. Segundo o autor Robert H. Shmerling, em uma publicação no site Harvard Health Publishing, os benefícios da cúrcuma podem ser observados a partir da sexta semana de consumo regular.
Consumo e Benefícios da Cúrcuma: Uma Jornada Contra o Tempo
Atualmente, a cúrcuma está disponível em diversas formas, desde cápsulas e comprimidos até extratos e suplementos alimentares. Embora sua ingestão seja possível de várias maneiras, especialistas recomendam aproveitar ao máximo suas propriedades por meio de chás ou sucos. A combinação da cúrcuma com limão, rico em nutrientes como potássio e vitaminas C, E e K, também tem ganhado destaque.
Os benefícios do consumo regular de cúrcuma incluem a redução da inflamação no estômago, alívio de sintomas da síndrome do intestino irritável e, segundo especialistas de Harvard, a prevenção da perda muscular, dores ósseas, problemas de memória, melhora da circulação sanguínea, redução do colesterol ruim (LDL) e fortalecimento do sistema imunológico.
Propriedades Secretas da Cúrcuma: Um Elo Natural com a Saúde
A nutricionista Silvina Tasat destaca que a cúrcuma contém curcumina, um polifenol natural com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes para as membranas celulares. Estudos, como um realizado com pacientes com desconforto de artrite nos joelhos, mostraram melhorias significativas com o consumo regular de cúrcuma, sem os efeitos colaterais comuns a medicamentos.
Entretanto, Tasat enfatiza a importância do consumo moderado, sugerindo não mais que uma colher de café por dia. A cúrcuma pode ser incorporada de diversas formas na culinária, como em ensopados, chás, sopas e até águas aromatizadas.
Apesar de seus benefícios, Tasat ressalta que não existe um alimento milagroso, e a nutrição equilibrada deve ser composta por uma variedade de alimentos para atender às necessidades do corpo.
A cúrcuma, cultivada há aproximadamente 4 mil anos, é um elemento essencial na culinária asiática, sendo parte integrante de pratos tradicionais como o curry. Originária da Índia, a cúrcuma também encontra solo fértil na América Latina, especialmente em Misiones, Argentina.
A jornada contra o envelhecimento pode ter encontrado um aliado na cúrcuma, mas, como em qualquer busca pela saúde, o equilíbrio e a moderação continuam sendo as chaves para uma vida longa e saudável. O [Nome do Veículo de Comunicação] estará atento a novas descobertas e informações sobre os benefícios deste “ouro amarelo”.
Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal O Globo