Prefeitura de Muriaé inaugura Sala de Vacinação para bebês no Hospital São Paulo
A Prefeitura de Muriaé inaugurou, nessa segunda-feira (12), uma Sala de Vacinação no Hospital São Paulo para atender os filhos de mulheres atendidas na maternidade. A nova sala vai aplicar as vacinas BCG e Hepatite B, importantes para imunizar os bebês nas primeiras horas de vida. O procedimento será disponibilizado gratuitamente para as mães antes mesmo que elas recebam alta médica e retornem às suas residências, oferecendo maior proteção aos recém-nascidos.
As vacinas BCG e Hepatite B são de extrema necessidade para proteger as crianças contra a tuberculose e doenças do fígado, além de evitar que herdem alguma doença da mãe. “Estas vacinas precisam ser aplicadas nas primeiras 12 horas de vida para que tenham um efeito mais eficaz. Agora, a criança já sairá da instituição imunizada, evitando que ela transite em ruas, no colo da mãe, correndo o risco de contrair doenças adquiridas em ambientes externos”, esclareceu o secretário de Saúde, Paulo César de Oliveira. Os primeiros atendimentos começaram a ser oferecidos nesta segunda-feira, ainda pela manhã. A mãe da recém-nascida Valentina, Larissa de Oliveira, elogiou o benefício. “Só de não precisarmos nos deslocar de casa até o postinho, para vacinar o bebê, já é muito mais prático”, frisou ela.
Antes de haver uma sala de vacinação dentro do hospital, a mãe precisava sair da maternidade e passar no Centro Municipal de Vacinação para imunizar a criança contra possíveis doenças. “O serviço é muito importante para as mães e pais de Muriaé e região. Levamos uma câmara para resfriar as vacinas e deixaremos uma profissional à disposição da sala no hospital para fazer os atendimentos. De hoje em diante, as mulheres poderão sair da maternidade sabendo que seus filhos já estão protegidos. Investimos em saúde para melhorar a qualidade de vida dos muriaeenses”, informou o prefeito Grego.
Prefeito Grego em pronunciamento durante a inauguração
Entrevistas com Messias Vardiero, provedor do HSP, e Paulo Cesar, Secretário Municipal de Saúde
Fonte: PMM