Projeto de saúde de Muriaé é apresentado em congresso internacional em BH
O trabalho realizado pela Câmara Técnica de Saúde (CTS) de Muriaé foi um dos projetos apresentados durante o Congresso Internacional de Gestão de Serviços de Saúde, que começou na segunda-feira (1) e termina nesta quarta-feira (3) na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Intitulado “A judicialização da saúde ou a garantia do direito à saúde: a experiência da instituição da Câmara Técnica de Saúde”, o trabalho de Muriaé foi exposto ao público na terça-feira (2). O Congresso conta, além da exposição dos projetos, com palestras de profissionais renomados na área e professores de universidades brasileiras e de outros países da América do Sul, como mesas-redondas, mini-cursos, entre outros.
A Secretaria de Saúde de Muriaé enviou dois representantes para o evento, que são os autores do projeto e servidores da Câmara Técnica. “Foi uma experiência muito rica em relação a conhecimento sobre gestão de saúde e na melhoria desta gestão para os nossos usuários. Participar desse Congresso foi muito importante também para a troca de experiências com outros profissionais da área”, afirma a assistente social da Câmara Técnica, Carolina Gonçalves.
Saiba mais sobre a Câmara Técnica – A Câmara Técnica de Saúde é um grupo de profissionais (médicos, assistente social, farmacêuticos, psicóloga e nutricionista) dedicados a analisar laudos, procedimentos e tratamentos requisitados pela população.
A equipe dá apoio ao Poder Judiciário, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Procuradoria da cidade, ao analisar as demandas relacionadas ao SUS e a seleção, prescrição e distribuição de medicamentos.
Criado pela Prefeitura em 2017, o projeto inédito na região agiliza atendimento aos muriaeenses, gera economia aos cofres públicos e diminui a “judicialização da saúde”, que é a busca pelos meios jurídicos para obtenção de medicamentos ou tratamentos não ofertados pelo SUS. Desde o ano passado, já economizou mais de R$ 2 milhões aos cofres municipais e realizou milhares de atendimentos aos muriaeenses.
Fonte: PMM