Projeto facilitador reúne profissionais da região de Ubá e Muriaé
A Gerência Regional de Saúde de Ubá reuniu, entre os dias 10 e 16 de junho, profissionais dos municípios de Ubá e Muriaé, para apresentar o projeto facilitador da Linha Guia de Hipertensão, Diabetes e Doença Renal Crônica e formar grupo condutor de implantação do projeto em cada um dos municípios. Participaram do encontro um coordenador de Atenção Primária e um enfermeiro da Equipe de Saúde da Família (ESF) de cada um dos 31 municípios relacionados. As reuniões foram dividas em grupos de seis municípios e foram conduzidas pelo Núcleo de Atenção Primária a Saúde (NAPRIS).
A análise da demanda desses usuários ajuda na redistribuição dos serviços e na melhoria do atendimento. Foram feitos relatórios para identificar as dificuldades dos municípios, abrangendo desde o diagnóstico até o acompanhamento que deve ser oferecido pelas equipes de atenção básica. De acordo com a coordenadora de Atenção Primária à Saúde do município de Antônio Prado de Minas, Juliana Sales, “a identificação do usuário não é baseado em diagnóstico de um profissional e sim, no fato do mesmo tomar ou não uma medicação para hipertensão”, disse.
Para melhor a identificação, a classificação de risco e o acompanhamento de hipertensos, diabéticos e doentes renais crônicos, baseado na linha guia apresentada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), a proposta apresentada durante as reuniões foi a capacitação in loco dos profissionais.
Fonte: SES-MG