Saúde seleciona novos agentes comunitários e de endemias em Muriaé
Oitenta e sete candidatos à vaga de agentes comunitários e de endemias foram classificados na primeira fase do processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Muriaé. Durante esta semana, será ministrado o curso introdutório sobre Como trabalhar a saúde no SUS. O ciclo de palestras está sendo realizado no Sesc.
No primeiro dia, parte da manhã, a abertura foi feita pela secretária Adjunta de Saúde, Grasielle Espósito. O treinamento para agentes comunitários foi realizado pelo diretor da Gerência Regional de Saúde, Franklin Leandro Neto, que tratou de assuntos como: Noções Básicas na Administração Pública com ênfase na Saúde e Políticas Públicas de Saúde, Legislação e Saúde no Brasil entre outros.
Na parte da tarde, os candidatos a agentes comunitários de saúde receberam treinamento sobre os temas: Estruturação Organizacional e Funcional da Atenção Básica, a Competência e Atribuições do ACS (Agente Comunitário de Saúde). Ambos, ministrados pela coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Fabiana Érica de Souza.
No segundo dia, foram tratados assuntos sobre a Saúde da Criança e do adolescente, assim como Saúde da Mulher, Vigilância Epidemiológica e Imunização, Saúde do Homem, Saúde do Adulto e do Idoso.
Ao final dos cinco dias, os classificados na primeira fase do processo seletivo vão passar por um teste de aprendizado, onde serão questionados sobre as teorias ministradas no curso. Tal etapa, deverá verificar a aptidão dos agentes.
Os agentes comunitários visitam residências credenciadas em postos de saúde, observam as características e necessidades de cada família e solicitam a visita do médico aos domicílios – os quais trabalham a medicina preventiva. Os agentes de endemias cuidam de residências atuando em ações como dedetizar contra insetos (Dengue), roedores entre outros, assim como também agem em vias públicas e terrenos baldios.
Fonte: PMM