Traficante considerado um dos mais perigosos do Brasil é preso em Minas, onde levava vida de luxo
Chapola do Dendê era apontado como sucessor de Fernandinho Guarabu no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, na tarde dessa terça (14/3), o traficante Chapola do Dendê, um dos alvos mais procurados pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ).
Marcos Vinícius dos Santos, de 39 anos, conhecido como Chapola do Dendê, foi detido no bairro Belvedere, região Sul de Belo Horizonte, por policiais da Delegacia Especializada de Investigação e Repressão a Roubos a Bancos – pertencente ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Patrimônio (Depatri) – enquanto estava em um estacionamento de um supermercado.
“Ele disse que veio para Belo Horizonte com objetivo de ter uma vida nova, lícita. Disse que queria sair do crime e que essa não era mais a vida dele. Ele é um traficante muito inteligente. Na casa dele encontramos cerca de R$ 5 mil. Não tinha arma, drogas, até para não ser preso em flagrante. A única coisa que encontramos foi um documento dele com dados alterados, mas isso ainda será investigado”, informou o delegado João Prata, da Polícia Civil de Minas Gerais.
A #PCMG prendeu, na tarde desta terça (14/3), o traficante Chapola do Dendê. Policiais civis da Delegacia Especializada de Investigação e Repressão a Roubos e Bancos, pertencente ao DEPATRI, prenderam o suspeito no bairro Belvedere, região Sul da capital. Chapola era procurado + pic.twitter.com/ycViAVJ2CY
PUBLICIDADE— Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) (@pcmgoficial) March 14, 2023
O procurado era líder da facção criminosa TCP (Terceiro Comando Puro) e estava com três mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça do Rio de Janeiro.
De acordo com as apurações, ele teria alugado uma casa para passar uma temporada com a família. Após os procedimentos de polícia judiciária, o homem foi encaminhado ao sistema prisional.
Segundo informações da Polícia Civil do Rio, Chapola era um dos sucessores de Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu, chefe do Dendê durante mais de 15 anos, morto em operação da Polícia Militar em junho de 2019.
Chapola assumiu o comando do Dendê com o traficante Mario Henrique Paranhos de Oliveira, o Neves, também foragido.
De acordo com dados do Banco Nacional de Mandados de Prisão, contra Neves há três mandados de prisão em aberto pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Procurada, a defesa de Chapola ainda não se manifestou.
A Polícia Civil investiga se o traficante está envolvido no desaparecimento do entregador de supermercado Thiago Gomes dos Santos, de 28 anos. Thiago desapareceu em julho de 2022, quando trabalhava como motorista de aplicativo.
Fonte: PCMG / Extra