Vacina contra meningite segue disponível até 30 de julho
População a partir de 16 anos poderá se imunizar nas Unidades Básicas de Saúde
A vacinação contra a meningite C continua disponível na rede pública de saúde de Minas Gerais, agora estendida até o dia 30 de julho. Inicialmente programada para encerrar em 30 de abril, a prorrogação do prazo foi estabelecida seguindo orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG).
A campanha de vacinação tem como público-alvo a população com idade acima de 16 anos. Além disso, a vacina contra a meningite C também está sendo aplicada em crianças, adolescentes e profissionais da área da saúde que ainda não receberam a imunização. Em situações específicas, como para pessoas imunossuprimidas, a vacina também está disponível. Nesses casos, é necessário apresentar um relatório médico que comprove a condição, e a aplicação da vacina é realizada no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) após avaliação de um profissional da unidade.
A meningite C é uma doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis, conhecida como meningococo. Quando atinge a corrente sanguínea, a infecção pode se tornar grave, resultando em uma infecção generalizada. A vacinação é uma medida importante para prevenir a doença e seus possíveis desdobramentos.
É necessário que os interessados na vacinação estejam cadastrados em um Centro de Saúde. O cadastro pode ser realizado no momento em que o usuário chega à unidade de saúde. Além de ser um procedimento de rotina, o cadastro dos dados dos usuários é exigido pelo Ministério da Saúde para o registro adequado das doses aplicadas no município e para inclusão das informações na plataforma digital do governo federal, o Conecte SUS. Importante ressaltar que não há contraindicação em tomar a vacina contra a meningite C no mesmo dia em que outras vacinas, como a da Covid-19 e da gripe, sejam administradas.
A população de Minas Gerais é encorajada a buscar os Centros de Saúde para garantir a imunização contra a meningite C. A prevenção por meio da vacinação é fundamental para a proteção individual e coletiva contra essa doença grave.
Fonte: Guia Muriaé