Beneficiários do Bolsa Família tem até amanhã para realizar o acompanhamento de saúde
Os beneficiários do Bolsa Família tem até a próxima sexta-feira (10) para fazer o acompanhamento de saúde. Esse acompanhamento é uma das condições para participar do programa, que determina que todas as crianças menores de sete anos sejam vacinadas, pesadas e medidas e que as gestantes façam o pré-natal em dia.
A cozinheira Joseane Vieira do Nascimento, de 30 anos, tem quatro filhos e recebe a complementação de renda há cinco anos. “O Bolsa Família me ajuda muito, principalmente para as necessidades das crianças, como comprar livros, material escolar e tênis para os meninos”, conta.
Joseane fez as consultas de pré-natal no Centro de Saúde do Varjão, em Brasília (DF), o mesmo lugar onde faz periodicamente o preventivo feminino e a vacinação e pesagem das crianças. “É muito bom ter esta obrigatoriedade de atendimento. A vida da gente é uma correria tão grande, que se não fosse uma exigência, talvez eles não tivessem um acompanhamento tão de perto e regular”, afirma.
As informações das condicionalidades do Bolsa Família servem para identificar riscos e vulnerabilidades, além de assegurar melhor qualidade de vida aos beneficiários, principalmente em quesitos de saúde e frequência escolar.
Bolsa Família
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Ele integra o Plano Brasil Sem Miséria, programa do Governo Federal executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que tem como foco de atuação os brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 77 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos. Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família.
Todos os meses, o Governo Federal deposita uma quantia para as famílias que fazem parte do programa. O saque é feito com cartão magnético, emitido preferencialmente em nome da mulher. O valor repassado depende do tamanho da família, da idade dos seus membros e da sua renda. Há benefícios específicos para famílias com crianças, jovens até 17 anos, gestantes e mães que amamentam.
Fonte: Blog da Saúde