Energia elétrica sem desperdício, inclusive no inverno
Amanhã, dia 21 de junho, começa oficialmente o inverno. Atitudes simples e uso consciente da energia podem gerar economia para o ano todo, inclusive no inverno.
Nesta época, a atenção deve ser com os equipamentos de alta potência, como chuveiros, que devem ser utilizados de forma consciente.
Veja algumas dicas:
– O chuveiro é o aparelho que mais consome energia elétrica, responsável, em média, por 25% do consumo residencial. Com a temperatura regulada no modo inverno, o gasto pode ser até 30% maior. Você não precisa abrir mão do banho quentinho, mas evite demorar no banho.
– Prefira o chuveiro eletrônico, que gera uma economia de até 35% de energia e 40% de água.
– Nunca coloque alimentos quentes ou recipientes com líquidos destampados na geladeira. Assim, você exige menor esforço do motor, gastando menos energia, já que a circulação interna de ar quente faz com que o aparelho gaste mais energia até esfriar os alimentos.
– Ao usar a lavadora de roupas, acumule a quantidade necessária para usar a capacidade máxima indicada pelo fabricante.
– Utilize a lava-louças somente quando ela já estiver cheia.
– Utilize lâmpadas fluorescentes e economize até 70% em relação às incandescentes.
– Aproveite a luz natural, abrindo janelas e cortinas durante o dia.
– Dê preferência às cores claras para paredes e tetos (elas refletem melhor a luminosidade).
– Passar, de uma só vez, a maior quantidade possível de roupas e utilizar a temperatura indicada no ferro para cada tipo de tecido, deixando as roupas mais leves para o final, é uma ótima dica de economia.
– Não utilize vários equipamentos elétricos ao mesmo tempo e evite o uso dos aparelhos mais potentes no horário de pico.
– Evite deixar aparelhos eletrônicos como TV e computador ligados sem necessidade. Sempre que possível, programe o desligamento automático. A função stand-by também consome energia.
– Nunca deixe seu aparelho celular, câmera digital e outros “dormir” carregando, ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.
Fonte: Energisa