Viçosa contesta Governo de MG e diz que caso confirmado de coronavírus é de Porto Firme
A prefeitura de Viçosa teve conhecimento na manhã deste domingo (19) de um possível caso confirmado de Covid-19, relatado no boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde.
Após um levantamento epidemiológico feito pela Superintendência Regional e a Secretaria de Saúde de Viçosa, verificou-se que, na verdade, o caso tem origem em Porto Firme.
Uma mulher, de 70 anos, apresentou os sintomas da doença e foi realizada a coleta de amostras para testagem. Os testes foram feitos em Viçosa, por um laboratório particular conveniado a uma rede de Belo Horizonte.
O resultado positivo do teste saiu na sexta-feira (17) e foi informado diretamente à Secretaria Estadual de Saúde, que notificou o caso, de forma equivocada, como pertencente à Viçosa. A paciente permanece isolada em Porto Firme e vai ser monitorada com suporte de equipes da Secretaria de Saúde de Viçosa.
Todos os laboratórios e profissionais de saúde, que realizam exames particulares, devem, compulsoriamente, informar as notificações para a Secretaria de Saúde do município, o que, neste caso, não aconteceu. A Secretaria Estadual de Saúde foi informada e vai atualizar o boletim estadual.
– A Prefeitura de Viçosa reforça que as informações dos boletins locais divulgadas diariamente são verdadeiras e levam em conta os testes e pacientes monitorados pelas equipes da rede local do SUS. Felizmente, não temos casos confirmados de Covid-19 no município. Contamos com o apoio da população para seguir adotando as medidas de distanciamento social e respeitando as normas para circulação nas ruas para evitar a propagação do vírus – afirma a Prefeitura de Viçosa.
Fonte: PMV