Caso suspeito da ‘doença da vaca louca’ é investigado em MG

Paciente está internado na cidade de Caratinga

Guia Muriaé no WhatsApp

Um idoso está internado em Caratinga, na região do Vale do Rio Doce, com suspeita de Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ). Natural de Ubaporanga, na mesma região, o paciente apresentou sintomas compatíveis com a enfermidade e foi submetido a exames. Até o momento, seu estado de saúde não foi informado.

Apesar da suspeita inicial, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) afirmou que, provavelmente, trata-se da forma esporádica da DCJ, que ocorre sem vínculo com a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), popularmente conhecida como “doença da vaca louca”. A variante da DCJ, que é transmitida pela ingestão de carne bovina contaminada, acomete majoritariamente pessoas mais jovens, com menos de 30 anos, diferentemente do caso do paciente mineiro, que é idoso.

PUBLICIDADE

A SES-MG informou que a maioria dos casos de DCJ é do tipo esporádico, correspondendo a cerca de 85% das ocorrências, e afeta predominantemente pessoas entre 55 e 70 anos, sendo levemente mais prevalente em mulheres. Essa forma da doença é uma desordem cerebral que causa perda de memória, dificuldade de comunicação e tremores, além de outras alterações neurológicas.

Para confirmar o diagnóstico, o exame do líquor do paciente pode identificar a presença da proteína 14-3-3, um marcador com alta sensibilidade para a DCJ. Contudo, a confirmação final da doença exige uma análise neuropatológica do tecido cerebral, o que só é realizado post-mortem.

PUBLICIDADE

A Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs Minas) acompanham o caso, adotando medidas de vigilância e monitoramento.

Entenda as Principais Doenças Relacionadas

Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ): A maioria dos casos ocorre de forma esporádica, sem causas conhecidas. Acomete, em geral, pessoas entre 55 e 70 anos e apresenta sintomas como perda de memória, dificuldades de comunicação e tremores.

PUBLICIDADE

Variante da Doença de Creutzfeldt-Jakob (vDCJ): Relacionada ao consumo de carne de bovinos contaminados com EEB, a vDCJ afeta principalmente jovens com menos de 30 anos e provoca perda de sentidos, agitação e irritabilidade.

Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) – Doença da Vaca Louca: Essa condição é causada pela ingestão de carne e subprodutos bovinos contaminados, e causa sintomas como agressividade e alterações neurológicas.

PUBLICIDADE

Fonte: Guia Muriaé, com informações do Jornal O Tempo

PUBLICIDADE
WhatsApp Receba nossas notícias direto no seu WhatsApp! Envie uma mensagem para o número (32) 99125-5754 ou pelo link https://chat.whatsapp.com/Lcnq5cgWdqz9PXwAd0VEpP
Seguir o Guia Muriaé no Google News
📲 Acompanhe o GUIA MURIAÉ - Facebook / Instagram / Telegram / Threads / TikTok / Twitter / YouTube / WhatsApp

Guia Muriaé no WhatsApp

Você viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Receber notícias
Clique na imagem para cadastrar seu WhatsApp gratuitamente!